sábado, outubro 27, 2012

Enquanto o DEM expulsa seus corruptos; o PT defende e homenageia

Neste momento, o Brasil passa por importantes realizações de sua vida política e do fortalecimento do processo democrático. É o caso das eleições municipais com candidatos impugnados pela Lei de Ficha Limpa, e também do julgamento do mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que tem condenado políticos e empresários, coisa inédita na história do país. Mas, neste momento também, notamos dois pontos imporantes e distintos: enquanto vemos os aplausos da população à ação enérgica e justa da maioria dos ministros do STF, infelizmente, constatamos que nem sempre os partidos políticos tratam os seus corruptos com o mesmo da Justiça. Mas, não são todos.


E nesse ponto, notamos a diferença de tratamento dado por dois partidos que se colocam em posições opostas no escopo político partidário: o DEM (Democratas) que, historicamente, é classificado como um partido de direita e da elite, e o PT (Partido dos Trabalhadores), nascido das bases trabalhistas e que se autodenomina de "socialista" e de "partido dos pobres".


No entanto, quando o assunto é o tratamento dispensado aos seus membros acusados de corrupção e até mesmo condenados pela Justiça, DEM e PT demonstram atitudes bem diferentes.


Corruptos expulsos
Recentemente, o DEM, presidido pelo senador Agripino Maia (à direita), não titubeou e expulsou de seus quadros, nomes importantes como o ex-senador e ex-governador do DF, José Roberto Arruda, acusado e flagrado recebendo dinheiro no mensalão de Brasília, além do ex-senador Demóstenes Torres, envolvido com o esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Num processo sumário, os dois foram expulsos e chegaram a reclamar que foram abandonados pelo partido. Nesse ponto, o DEM só pode ser elogiado, pois, é essa a atitude que os eleitores esperam de todos os partidos.


Corruptos homenageados
Mas, por outro lado, o PT trata os seus políticos corruptos de maneira completamente diferente. E não se trata de políticos apenas acusados e processados. Trata-se pessoas já condenadas pela Justiça, como o ex-ministro da Casa Civil de Lula, José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o ex-presidente do partido, José Genoino. Os três, que faziam parte da cúpula petista, acabaram de ser condenados pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha pela maioria dos ministros do STF. Mas, mesmo assim, são defendidos e tratados como vítimas pela cúpula e militância petista.


Além dos dirigentes petistas, como o presidente nacional do PT, Rui Falcão, virem a público defender tais políticos, afirmando que eles são vítimas da imprensa golpista e - pasmem - até de um "julgamento politizado" do STF, há aqueles que fazem questão de promoverem jantares para demonstrar solidariedade aos seus líderes. Como foi o caso do Zé Dirceu que, no início desta semana, foi recebido com  um jantar em Osasco, oferecido pelo prefeito da cidade, Emidio de Souza, do qual participou também o prefeito eleito, Jorge Lapas. Acreditamos que nem todos os petistas concordam com tais atitudes, pois, parecem até uma afronta ao Judiciário.,


Acompanhe Renato Ferreira também pelo Twitter: www.twitter.com/orenatoferreira

e pelo Facebook: www.facebook.com/orenatoferreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

web counter free
-- Fim do codigo Contador -->